Exposições

As bibliotecas e a divulgação da obra de artista

AUTOR: Rui A. Faria Viana [Correio do Minho]

"As Bibliotecas Públicas, enquanto espaços culturais de excelência, desenvolvem variadas actividades próprias de um serviço público que tem por finalidade facilitar o acesso à cultura, à informação, à educação e ao lazer, contribuindo assim para elevar o nível cultural e a qualidade de vida dos cidadãos. Nesta perspectiva, são inúmeras as realizações que pretendem criar condições para a fruição da criação literária, científica e artística facilitando o desenvolvimento da capacidade crítica do indivíduo.
No campo da criação artística, de salientar a divulgação e a promoção da ilustração enquanto actividade associada à edição literária. Por isso, a obra de artista, de reconhecido valor, publicada em livros, jornais e revistas por editoras e instituições nacionais e estrangeiras, é o tema que está na origem do desenvolvimento de um projecto de exposições, designado de “Exposição de Obra Gráfica”, que tem merecido grande destaque na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.
Iniciado em Maio de 2013, com a exposição “Diários de Sombras” do artista Tiago Manuel, este projecto continuou em Janeiro de 2014 com a exposição “Domador de Imagens” de João Fazenda, em Julho do mesmo ano, com “Desenhos atrás do Espelho” de André Carrilho, em Janeiro de 2015 com “História natural com parafusos” de Luís Manuel Gaspar, em Julho com Cristina Valadas e a mostra designada “Vida desenhada à mão”, em homenagem a Luísa Dacosta, em Janeiro de 2016 com João Vaz de Carvalho e a exposição “Ver com o desejo”, e, em Julho, Isabel Baraona com uma mostra da sua obra numa exposição intitulada “A mão que desenha escreve a palavra”.
Em Janeiro, a iniciar este novo ano [2017], inaugurou-se mais uma exposição dando-se, assim, continuidade a este projecto trazendo até Viana do Castelo o artista Miguel Rocha numa mostra intitulada “Liberdade com legendas” que, à semelhança das anteriores, apresenta o essencial e o mais significativo da obra produzida por este ilustrador.
Podendo considerar-se já como um ciclo voltado para a obra de artista, com duas exposições anuais, este projecto tem-se evidenciado pela sua coerência e, também, pela sua consistência (com oito exposições já realizadas) que se reflecte não só na sua estrutura como também nos próprios catálogos. De salientar, também, que a direcção artística e a coordenação destas exposições são da responsabilidade do artista Tiago Manuel, o que por si garante a elevada qualidade do certame e a relevância dos autores.
O êxito até agora alcançado, advém não só da qualidade dos artistas e da obra exposta, mas também, da enorme receptividade por parte do público, em especial ligado às artes. Motivado pela atractividade gerada pelas imagens construídas pelos diferentes autores/ilustradores, que associadas ao texto ganham vida com as histórias que contam, os utentes/visitantes acabam por manifestar o seu interesse em conhecer de perto a obra dos melhores artistas portugueses contemporâneos que vai sendo apresentada na Biblioteca.
Na prática, estamos perante a materialização de uma das missões da Biblioteca Pública quando se pretende facilitar o acesso às diferentes formas de expressão cultural das manifestações artísticas. Este é o caminho que deve ser seguido porque corresponde à preocupação evidente da Biblioteca em contribuir para o crescimento do público, criar novos hábitos e aumentar o gosto em torno da arte."





2021
                                                                                                             

“numa margem distante...” por José Manuel Saraiva
| de 17 de julho a 31 de dezembro de 2021





JOSE MANUEL SARAIVA | Porto 1974

Licenciou-se em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, instituição onde se doutorou em Arte e Design. Atualmente leciona Ilustração e Desenho na ESAD, Escola Superior de Artes e Design em Matosinhos, onde é coordenador da Pós-graduação em Ilustração e Animação Digital. Ilustrou 27 livros de literatura (conto, romance e poesia) e está publicado em Portugal, Brasil, China, Espanha, Franca e Bélgica. 0 seu trabalho de ilustração tem sido distinguido em Portugal e no estrangeiro destacando a seleção para a Mostra de Ilustradores da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha; a exposição anual da Society Illustrators (USA); Menção especial da 16g- edição do Premio Nacional de Ilustração (2012). Em 2014 e 2018 foi distinguido com o Best of the Best da Hii Illustration International Competition (CHI). Foi nomeado para o Premio Autores SPA 2019, na categoria de Melhor Livro Infanto-Juvenil. Com o pseudónimo literário de Tiago Salgueiro escreveu 21 livros, publicados, a maioria, no âmbito da literatura Infantil e Juvenil.









“oficina de afectos” por Marta Madureira
| de 16 de janeiro a 04 de Julho de 2021

 

Vídeo - apresentação


A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo tem-se assumido, ao Longo dos anos, como um espaço que abraça a cultura e acolhe artistas variados. Por isso, é com entusiasmo que acolhemos agora a exposição "Oficina de Afectos", de Marta Madureira.

A exposição abrange a obra gráfica editada em livros, revistas, jornais e objetos, por parte da autora, que nos apresenta uma estética impar. O estilo de Marta Madureira carateriza-se pelo uso de materiais e de técnicas mistas de diversos tipos, do acrílico à colagem, passando pela fotografia e pelo recorte de papeis em substituição do desenho.

Os prémios nacionais e internacionais conquistados pela autora são o resultado de um talento imenso e de uma sensibilidade inigualável. O fato de trabalhar para muitas obras direcionadas para as crianças fazem com que, nesta obra gráfica, se destaquem propostas cheias de vida, de cor e de irreverência.

Estou, por isso, convicto que a energia e a inquietação da obra gráfica da ilustradora Marta Madureira vão contagiar todos os vianenses e visitantes que passem pela nossa Biblioteca nestes meses.


José Maria Costa
Presidente da Câmara Municipal



Ficha Técnica

Título: "oficina de afectos" (obra gráfica editada em livros, jornais, revistas e objectos)
Autor : Marta Madureira
Projeto: Rui Faria Viana
Direção artística e coordenação : Tiago Manuel
Montagem : Porfírio Silva 

Local : Biblioteca Municipal de Viana do Castelo
tempo de permanência : 16 de janeiro a 04 de julho | 2021

CATÁLOGO (impresso) 
Texto : Adélia Carvalho

Produção : Tiago Manuel



2020
                                                                                                             

“a mão e a máscara” por Sebastião Peixoto
| de 25 de julho a 31 de dezembro de 2020 | Piso 1 da Biblioteca Municipal
Exposição da obra gráfica editada em LIVROS, REVISTAS, JORNAIS e FANZINES


«A exposição "A mão e a máscara", que nos traz a obra gráfica editada em livros, jornais e revistas de Sebastião Peixoto, é uma daquelas propostas que nos eleva, de tão rica e diversa que é. O seu trabalho, publicado em editoras nacionais e estrangeiras, é cativante, prende-nos o olhar e desafia-nos o pensamento. Para os visitantes, esta exposição assume-se, estou certo, como um momento de elevado enriquecimento cultural e até pessoal, que nos envolve na força das imagens e no poder de uma mão que segura o lápis para, através do desenho, nos cativar.»

José Maria Cunha Costa, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo



                                                                                                             


11  de Janeiro 2020 - INAUGURAÇÃO

Exposição 'EVELINA OLIVEIRA' - A VIDA NO ESPELHO DAS CORES'




Palavras da Sr.ª Vereadora da Cultura
Maria José Guerreiro,


“E esse lado que me encanta!
O mergulho na água lisa do espelho, um ligeiro arrepio na pele morna, uma falta de ar momentânea e...ali está! A olhar para mim, olhos grandes e azuis, profundamente redondos e os braços a desenhar um desabraço! E ouve-se uma canção boémia, num bar proibido, aqui perto! Mais longe, o vento, e o mar, e as aves marinhas, e asas que não são de aves! E o vento que faz redemoinhar tudo, as aves, os cabelos, as flores, o piano, a baleia!

E esse lado que me encanta, o lado do inreflexo!”

fonte: catálogo (impresso) da exposição


EVELINA OLIVEIRA | Abrantes, 1961

Evelina Oliveira vive e trabalha em Lisboa e no Porto. Formação em Desenho (ESAP) e Pintura (ESAP), pós-graduação como Especialista em Ilustração Artística (ISEC, Lisboa) e Mestre em Ilustração Artística pela Universidade de Évora. Inicia a carreira como ilustradora em 2004 a convite da Editora Caminho para ilustrar o livro comemorativo de 25 anos de carreira de Alice Vieira “Rosa, minha irmã Rosa”, contando neste momento com  mais de 40 livros ilustrados para diversos escritores nomeadamente José Jorge Letria, José António Gomes, Manuel António Pina (Editora Campo das Letras), Mário Cláudio (Editora Clube do Autor), Adélia Carvalho (Editora Tcharan), Gilda Barata Nunes (Âncora Editora), Rui Zink, Monteiro Lobato (SESI-Sp Editora) e Nikolai Gogol (Editora Barca do Inferno).

Tem colaborado em edições colectivas de Mostras de Ilustração, Calendários e Agendas das Edições Eterogemeas, Revista Inútil e E-fabulations – revista digital de literatura para a infância (FLUP), assim como em edições de serigrafia e gravura para os CTT, CPS e Árvore Cooperativa de Actividades Artísticas e Edições de Autor.

mais informação: 
Blogue autora: EVELINA OLIVEIRA trips to imagination



Ficha Técnica


Título: "A VIDA NO ESPELHO DAS CORES" (obra gráfica editada em livros, jornais, revistas e objectos)
Autor : Evelina Oliveira
Projecto: Rui Faria Viana
Direção artística e coordenação : Tiago Manuel
Montagem : Porfírio Silva 

Local : Biblioteca Municipal de Viana do Castelo
tempo de permanência : 11 de janeiro a 04 de julho | 2020

CATÁLOGO (impresso) 
Texto : Adélia Carvalho
Fotografia | retrato : Joana Costa
Produção : Tiago Manuel



2019
                                                                                                             

13  de Julho a 31 de Dezembro de 2019
Exposição "Maria João Worm - viagem para perto"


Local: Biblioteca Municipal | piso 1

Mensagem da Vereadora da Cultura, Maria José Guerreiro

"Vários
A viagem propõe um movimento no espaço, tempo, sentido.
Em todo o caso, propõe um novo ângulo, novas referências.
Um estar outro.
A viagem dentro de nós que nos leva longe/ a viagem longe que nos permite viajar dentro de nós.
Movimentos de descobertas, de luzes, cores, sombras.
Momentos de repouso, de fúria, de quotidiano, de aventura.
E, de repente, era uma vez pode ser uma material realidade."



Maria João Worm - viagem para perto

A consciência do tempo levou-me ao cinema de animação na Escola António Arroio, umm gosto  pela sequencialidade, a rima, ouvir e contar histórias,tendência para me encantar com frisos de iluminuras ou letras capitulares.
Depois fiz um curso técnico/profissional de cerâmica: um reencontro com a consequência táctil do gesto e subsequente afinidade com unhas sujas. De escultura no Porto transferi-me para pintura na Faculdade de Belas Artes de lisboa: a questão da luz e a conversa das cores.
Colaborei em revistas, livros e jornais, publicando ilustrações e narrativas gráficas. Tenho usado a técnica da linogravura, para mim é um encontro feliz entre escultura e pintura, nela se acresce o reflexo enquanto poesia aplicada. Das exposições de pintura e gravura destaco A colecção particular  "A" em 2006 na galeria Monumental e a A Fonte das Palavras em 2013 na Casa das Histórias Paula Rego. Em 2011 recebi o Prémio Nacional de Ilustração, com o livro Os Animais Domésticos, edições Quarto de Jade. Foi muito importante para mim ter dado aulas, pela reciprocidade que um espaço de ensaio permite quando se procura a afinação de cada um consigo próprio, para comunicar com os outros.





2018
                                                                                                              




7  de Julho a 31 de Dezembro de 2018





INAUGURAÇÃO da Exposição “Cristina Sampaio – Poética do Humor”
| - 7 julho - 11:00 H
Exposição da obra gráfica da artista, editada em livros, revistas e jornais.

BIOGRAFIA - Cristina Sampaio nasceu e vive em Lisboa. Em 1985 licenciou-se em pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Começou a fazer ilustração infanto-juvenil em 1987, área onde publicou mais de uma vintena de livros. Desde 1986 trabalha como ilustradora e cartunista para diversas revistas e jornais, em Portugal e no estrangeiro, com destaque para o Expresso, Público, O Independente, Courrier International, Kleine Zeitung, Boston Globe e New York Times. Está representada em inúmeras publicações colectivas de cartoon. Integrada no projecto Spam Cartoon, realiza desde 2009 curtas de animação para a televisão. O seu trabalho foi apresentado em numerosas exposições colectivas e individuais, em Portugal e no estrangeiro, destacando-se a Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Cuba, França, Grécia, Itália, República Checa ou Suíça. Entre os diversos prémios que lhe foram atribuídos, são de referir o Prémio Stuart de Desenho de Imprensa, na categoria de melhor cartoon, em 2006 e 2010 e o 1º Prémio, na categoria de cartoon editorial, do World Press Cartoon, em 2007. Desde 2009 faz parte do colectivo Cartooning for Peace.


                                                                                                             

13  de Janeiro a 9 de Julho de 2018


ANA BISCAIA | Marinha Grande, 1978

Designer gráfica e ilustradora. Estudou ilustração (Master of Fine Arts) em Estocolmo, na Konstfack University College of Arts, Crafts and Design. O seu primeiro livro ilustrado, Negrume (publicado pela &etc., com texto de Amadeu Baptista), data de 2006. Ilustrou Poesia de Luis de Camões para Todos (seleção e organização de José António Gomes), antologia que mereceu, em 2009, uma distinção do júri do Prémio Nacional de Ilustração. Recebeu o Prémio Nacional de Ilustração, em 2012, pelo livro A Cadeira que Queria Ser Sofá, de Clovis Levi.

O seu trabalho para O Carnaval dos Animais, de Rui Caeiro, foi também selecionado pelo júri do prémio TITAN Illustration in Design. Com João Pedro Mésseder, editou, em 2014, o livro Que Luz Estarias a Ler? E, em 2015, Poemas do Conta-Gotas. Fundou a Xerefé, pequena editora de livros ilustrados.



2017
                                                                                                             


8  de Julho a 31 de Dezembro de 2017




DANIEL LIMA:

Nasceu em Angola em 1971. 
Trabalha como ilustrador e como autor de banda desenhada. Fez os seus estudos de artes plásticas na ESAD de Caldas da Rainha e frequentou os cursos de Cinema de Animação e Teatro de Sombras na Fundação Calouste Gulbenkian. 
Trabalha como ilustrador, tendo já colaborado com o Independente, Público, Diário Económico, Sol, Ler, Elle, Máxima.
Ilustrou a palavra [TRONCO] no Dicionário Infantil Ilustrado - Mis Primeras 80.000 Palabras, da editora Media Vaca, e criou o “Brútus” (animal de estimação) para a coletiva de ilustração Animalaminute - Farol de Sonhos (2006). 
Participou nas mostras de Ilustração Portuguesa - Salão Lisboa (1999-2004), tendo criado a imagem do Salão em 2000. 
Publicou BD em projetos coletivos como Liberdade e Cidadania: 25 de Abril 25 Anos 25 Autores no jornal Público, Para além dos Olivais, editado pela Bedeteca de Lisboa, Nós
Somos os Mouros, edição da Assírio & Alvim, Os putos de agora não sabem nada do 25 de Abril, editado pela Associação de Municípios do Distrito de Setúbal, Movimentos Perpétuos - BD para Carlos Paredes, Sempre e Dias Elétricos, ambos da editora Má Criação.
Participou na edição Pelos Olhos Dentro: 40 imagens para Abril, editado em 2014 pela Câmara Municipal de Viana e Arranha Céus.
Co-criou, com Vera Suchánkova, a dupla de autores GIGI I GIGI, premiados na área de BD no concurso Jovens Criadores nos anos de 2000 e 2002.
Realizou duas exposições individuais: Nem o príncipe do Marudu nem a visão rosa do Vulcano, na Bedeteca de Beja (2006), e És Tiago (em parceria com Cátia Serrão), na Work&Shop em Lisboa (2007).
Colabora regularmente com a Associação Bomba Suicida na criação da imagem de divulgação dos seus eventos.
Participa com regularidade em exposições, quer de banda desenhada, quer de ilustração.
Atualmente é professor na Ar.Co, Centro de Arte e Comunicação Visual, no departamento de Ilustração e BD.


                                                                                                             

21 de Janeiro a 08 de Julho de 2017


“Miguel Rocha – liberdade com legendas


Exposição da Obra Gráfica Publicada em livros, revista e jornais
local: Biblioteca Municipal, piso 1, ala Jorge Amado

Biografia:

Miguel Rocha nasceu em Lisboa em 1968. Desde 1999 que conta histórias com imagens. Entre outros, é autor de: “Hans, o cavalo inteligente” (bd) Ed. Polvo 2010; “A noiva que o rio disputa ao mar”, com João Paulo Cotrim (bd), C. M. Portimão, 2009; “Chinoiserie” com Jorge Andrade (teatro), 2009; “Salazar - Agora, na hora da sua morte” com João Paulo Cotrim (bd), Parceria A.M. Pereira Livraria Ed., 2006; “Desempacotando”, com Jorge Andrade (teatro), 2008; “HardII”, com Jorge Andrade (teatro), 2006; “O tempo das Papoilas” (bd), Polvo, 2005; “Philatelie”, com Jorge Andrade (teatro), 2005; “Os touros de Tartessos”, com José Carlos Fernandes (bd), Junta de Andalucia, 2004; “Viagem no Branco”, com João Paulo Cotrim (ilustração), Afrontamento, 2004; “A vida numa colher - Beterraba” (bd), Ed. Polvo, 2003; “(Malitska:), com Francisco Oliveira (bd), Ed. Polvo, 2001; “Março”, com Alex Gozblau (bd), Baleiazul, 2001; “Eduarda” co Francisco Oliveira a partir do conto “Madame Edwarda” de Georges Bataille (bd), Ed. Polvo/ Bedeteca de Lisboa, 2000; “As pombinhas do sr. Leitão” (bd), Baleiazul, 1999; “Dédalo” (bd), Ed. Polvo 1999; “Borda d’água” (bd), Bedeteca de Lisboa, 1999. Em 2001 foi bolseiro das, agora extintas, bolsas de criação literária de banda desenhada do MC/IPLB, para o livro “A vida numa colher - Beterraba”. Está actualmente a trabalhar para o espectáculo “3D” de A Mala Voadora.



2016
                                                                                                             


16 de Julho a 31 de Dezembro de 2016

“Isabel Baraona – a mão que desenha escreve a palavra”


Exposição da Obra Gráfica Publicada em livros, revista e jornais

local: Biblioteca Municipal, piso 1, ala Jorge Amado

Biografia:
Isabel Baraona lecciona na ESAD.CR desde 2003. É licenciada em Pintura pela La Cambre (Bruxelas) e Doutorada em Artes Visuais pela Universidade Politécnica de Valência, Espanha. Em 2013, no âmbito de um pós-doutoramento, foi bolseira da Universidade Rennes 2 (França) onde desenvolveu o projecto Tipo.pt, um arquivo online sobre livros de artista e edição de autor em Portugal. Em 2001 iniciou o seu percurso artístico com uma exposição a solo intitulada mythologies tendo participado em diversas exposições individuais e colectivas, em Portugal e no estrangeiro.


                                                                                                             


14 a 18 de Março de 2016



ETAP (Semana das Migrações)



Mais informação :
Etap Viana Do Castelo perfis | Facebook
DESPERTAR - Formação e Psicologia, Unipessoal, Lda.
http://semanadasmigracoes.blogspot.pt/2016/03/semana-das-migracoes.html



                                                                                                             


16 de JANEIRO a 9 de JULHO de 2016


"JOÃO VAZ DE CARVALHO - VER COM O DESEJO"


Exposição da Obra Gráfica Publicada em livros, revista e jornais
local: Biblioteca Municipal, piso 1, ala Jorge Amado



Nota Informativa:


Nesta exposição intitulada “Ver com desejo” podemos apreciar alguns aspetos mais significativos da obra de João Vaz de Carvalho (nascido no Fundão, em 1958).
Autodidata, é na cidade de Coimbra, no início da década de oitenta que começa a trabalhar em desenho, pintura e cerâmica na oficina de mestre Vasco Berardo. Já em Lisboa, a partir de 1987 dedica-se em exclusivo primeiro à pintura e logo depois à ilustração.
Obtém em 1988 a primeira encomenda de ilustração para a revista Marie Claire.O humor e o nonsense são essenciais, sendo a construção dos desenhos uma das etapas que considera mais empolgantes do seu processo de trabalho.
João Vaz de Carvalho vive e trabalha na Parede. Até hoje, realizou dezenas de exposições em colaboração com inúmeras galerias e participou em vários projetos e feiras de arte contemporânea. Trabalha regularmente com a Galeria Trema – Arte Contemporânea.
Na qualidade de ilustrador, colaborou com a maior parte dos títulos da imprensa portuguesa e ilustra livros para os mais novos tanto em Portugal como no estrangeiro. Entre os prémios recebidos destacam-se: 1º Prémio
Ilustrarte 2005, Bienal Internacional de Ilustração para a Infância; 2 Diplomas dos Prémios Visual 2008, Espanha; 45rd The Golden Pen of Belgrade Award 2009, Sérvia; 1º Prémio da Crítica do Calendario Duemila 2011, Cremona, Italia; 1º Prémio de Caricatura World Press Cartoon 2011, Sintra; Award of Excellence of Communication Arts 2012, EUA; Prémio Winner da Creative Quarterly 2012, EUA. Prémio Runner-Up da Creative Quarterly 2012, EUA.




2015
                                                                                                             

18 de JULHO a 31 de DEZEMBRO de 2015


"Cristina Valadas - vida desenhada à mão"


Exposição da Obra Gráfica Publicada em Livros e Revistas
local: Biblioteca Municipal, piso 1, ala Jorge Amado


Biografia:
Cristina Valadas: vive e trabalha no Porto, tendo-se licenciado em Pintura em 1992 pela Escola Superior de Belas-Artes da mesma cidade. Em 1994 concluiu  um curso de pós-graduação em Design Têxtil. Expôs o seu trabalho individualmente quase duas dezenas de vezes, tendo também integrado várias exposições colectivas a partir de 1988.

Cristina Valadas, para quem «o mais importante é mesmo o momento presente e a intensidade com que vivo os momentos e a alegria que deles retiro», foi distinguida, entre outros, com o Prémio Maluda (2001). Uma menção honrosa no Salão da Primavera (1999), o Prémio Almada Negreiros (1997), o Grande Prémio Gulbenkian de Ilustração (2000) e o Prémio Nacional de Ilustração (2007).








                                                                                                             



Exposição «Afeganistão» de João Silva, fotojornalista


no âmbito do Prémio Estação Imagem 2015 Viana do Castelo


De 14 de Abril a 31 de Maio

A exposição consistiu numa mostra fotográfica de João Silva, fotógrafo luso-sul-africano, durante 10 anos ao serviço do jornal «New York Times» no Afeganistão, o qual perdeu as duas pernas no rebentamento de uma mina.



Mais informação sobre o Prémio Estação Imagem 2015 Viana do Castelo



                                                                                                             



7 de Fevereiro a 11 de Julho de 2015







Exposição da obra gráfica publicada em livros, revistas e jornais 
de Luis Manuel Gaspar


de 7 de Fevereiro a 11 de Julho de 2015

local: Biblioteca Municipal, piso 1, ala Jorge Amado


Biografia:
Luis Manuel Gaspar nasceu em Lisboa, no ano de 1960. É artista plástico, poeta, crítico textual, revisor e secretário de gatos. Publica capas, ilustrações e banda desenhada em livros e periódicos desde 1986. Tem colaborado nas revistas Ler, Colóquio/Letras, Prelo, Suroeste, Telhados de Vidro, Cão Celeste e Intervalo. Expôs individualmente em Lisboa (1987), Sines (1993), Viana do Castelo (2011) e, de novo, Lisboa (2012 e 2013). Foi comissário ou consultor de exposições relacionadas com Almada Negreiros, Ramón Gómez de la Serna e o modernismo ibérico. Publicou alguns folhetos de poesia e trabalhou na edição de obras de diversos autores portugueses, entre os quais Francisco Bugalho, Raul Brandão, Alexandre O’Neill, Manuel António Pina, Ruy Belo, Herberto Helder, Carlos de Oliveira, Al Berto e Rui Pires Cabral. Tem sido um dos editores responsáveis pela Obra Literária de José de Almada Negreiros, em publicação na Assírio & Alvim.






2014

                                                                                                             








André Carrilho - desenhos atrás do espelho



Exposição da obra gráfica editada em livros, revistas e jornais





De 19 de Julho a 27

de Dezembro 2014






ANDRÉ CARRlLHO, Amadora, 1974

Vive em Lisboa e é designer, ilustrador, cartoonista, animador e caricaturista. Foi laureado com numerosos prémios nacionais e internacionais, entre os quais o prestigiado Gold Award for IIlustrator's Portfolio, da Society for News Design (USA -2002). Os seus desenhos são publicados por órgãos da imprensa como Diário de Notícias, The New York Times, The New Yorker, Vanity Fair, Harper's Magazine e NZZ am Sontag. Expôs o seu trabalho no Brasil, China, República Checa, França, Portugal, Espanha e Estados Unidos. Em 2004 juntou-se ao programador, dj e músico Nuno Correia no projeto interativo Video Jack, que combina vídeo, música e som e, em 2006, realizou a curta-metragem Jantar em Lisboa, escrita e musicada por J.P. Simões. Em 2008 engendrou com João Paulo Cotrim o Spam Cartoon, um projeto de cartazes animados por Carrilho, Cristina Sampaio e João Fazenda. A sua obra está publicada em editoras de referência nacionais e estrangeiras.



                                                                                                             








JOÃO FAZENDA: domador de imagens


Exposição da obra gráfica publicada em livros, revistas e jornais



De 4 de Janeiro 

a 14 de Junho 2014











JOÃO FAZENDA / Lisboa, 1979

Licenciado em pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, o seu trabalho divide-se entre a ilustração, a animação, a banda desenhada e a pintura. Colabora como ilustrador em diversos jornais e revistas nacionais. Ilustrou também livros infantis, cartazes de cinema e capas de discos.

É autor, juntamente com Marte, da série de banda desenhada Loverboy e, com Pedro Brito, da novela gráfica “Tu és a Mulher da Minha Vida, Ela é a Mulher dos Meus Sonhos”. Foi distinguido por mais de uma vez pela Society for News Design com Award of Excellence em ilustração e em 2007 recebeu o Grande Prémio Stuart / El Corte Inglês de Desenho de Imprensa. Participou em diversas exposições colectivas e individuais em Portugal e no estrangeiro. Realizou os filmes de animação “Café”, em parceria com Alex Gozblau, e “Algo de Importante e Sem Querer”, ambos com argumento de João Paulo Cotrim.



2013

                                                                                                             

tiago_manuel_premio
Tiago Manuel 
- Menção Especial na 17.ª edição do Prémio Nacional de Ilustração


Encontra-se patente na Biblioteca Municipal (desde 25 de Maio) uma exposição sobre a obra gráfica editada em livro e revistas intitulada “Tiago Manuel: Diários de Sombras” que contempla, entre outras, a obra agora premiada.





                                                                                                             














1958-1987

Padre Maurício Guerra: Homenagem!
por Álvaro Campelo




Na sequência do 3.º Encontro de Teatro Popular do Noroeste Peninsular, “Eixpressões 2013” foi sugerido um ciclo de conferências sobre os Autos Populares. A Comissão Organizadora – Núcleo Promotor do Auto da Floripes, Câmara Municipal de Viana do Castelo e Centro Cultural do Alto Minho – pensou em homenagear, dentro deste programa, uma personalidade ligada ao teatro popular. Logo surgiu a Pessoa do Padre Maurício Guerra, falecido precocemente, com a idade de 29 anos. A razão deve-se ao facto de ele ter nascido no concelho de Viana do Castelo, e também por ter publicado alguns dos trabalhos mais significativos sobre o teatro popular nesta região.

Dados biográficos

António Maurício da Rocha e Guerra, nasceu a 21 de Abril de 1958, na freguesia de portela de susã, concelho e distrito de Viana do Castelo.
Depois de ter frequentado a Escola Primária da sua freguesia, ingressou nos Seminários de Braga, tendo frequentado os seminários de Santa Margarida, S. Tiago e o de S. Pedro e S. Paulo, também designado Seminário Conciliar. Neste, onde funcionava à época o Instituto Superior de Teologia de Braga, futura faculdade de Teologia da Universidade Católica, completou os estudos de filosofia e de teologia, próprios à formação sacerdotal.
No dia 12 de Julho de 1981 foi ordenando presbítero, na sé de Viana do Castelo, tendo pro Bispo ordenante D. Júlio Tavares Rebimbas. A sua primeira nomeação pastoral ocorreu no dia 19 de Outubro de 1981, para pároco das paróquias de Cunha, de Agualonga (anexa a Cunha) e de Rubiães (também anexa a Cunha, freguesias do concelho de Paredes de Coura. No dia 13 de Julho de 1983 é nomeado Membro do 2.º Concelho Presbiteral da Diocese de Viana do Castelo. Em 3 de Outubro de 1983 passa para Prefeito e Professor do Seminário de S. Teotónio, em Monção, fazendo parte da primeira equipa de responsáveis por este seminário. A última nomeação deu-se em 21 de Julho de 1986. Nesse dia é nomeado Pároco de Rio Frio, freguesia dos Concelho de Arcos de Valdevez. Toma posse a 24 de Agosto. Estava nesta missão pastoral quando sofreu o acidente fatídico que provocaria a sua morte. No dia 22 de Setembro de 1987, quando se deslocava ao santuário de Nossa Senhora de Fátima, pela EN n.º1, acompanhado pela mãe e uma tia muito próxima, a sua viatura foi esmagada entre dois camiões, na sequência de uma manobra de ultrapassagem perigosa, por parte de um deles.

Sacerdote e Investigador



Publicações

Aos nossos dias pouco chegou dos seus manuscritos e cadernos de pesquisa, das recolhas realizadas no terreno.
O facto de ter falecido com a idade de 29 anos e de forma inesperada, não lhe permitiu organizar e orientar as pesquisas do trabalho realizado. Estamos certos, que possam surgir outro material no futuro. Contactamos bibliotecas, arquivos, amigos e condiscípulos, e para além da informação que já dispúnhamos, muita pouca coisa nos foi dada a conhecer!
Começou a publicar desde os tempos de Seminário. Os lugares de publicação foram tanto os jornais locais como as revistas culturais e científicas da região. De algumas publicações iniciais em revistas de menor divulgação fez, mais tarde, desenvolvimentos em Separatas, com Edição de Autor.


























Outras imagens da Exposição:



























Sem comentários:

Enviar um comentário